Ata Notarial
Ata Notarial Cursos e Palestras Legislação Jurisprudência Artigos Dúvidas Frequentes Contato Notícias Destaques
Notícias
Lançamento da obra

Noite de autógrafos marca lançamento da obra "Ata Notarial - doutrina, prática e meio de prova"


Paulo Roberto Gaiger Ferreira e Felipe Leonardo Rodrigues receberam grande público para prestigiar o lançamento de importante obra do segmento notarial


                                       


Notários de todo o Brasil e estudiosos do Direito ganharam na noite do dia 27 de abril mais um importante trabalho jurídico voltado para o desenvolvimento da atividade notarial com vistas à segurança jurídica do cidadão e a prevenção de litígios, com o lançamento oficial da obra "Ata Notarial - doutrina, prática e meio de prova", escrita por Paulo Roberto Gaiger Ferreira e Felipe Leonardo Rodrigues, respectivamente Tabelião e Tabelião Substituto do 26° Tabelionato de Notas de São Paulo, e editada pela Quartier Latin do Brasil.


A noite de autógrafos, realizada na FNAC, na Avenida Paulista, reuniu grande número de notários, registradores, advogados, estudantes, amigos e familiares. "É uma grande obra, uma excelente contribuição para um ato notarial que ainda é pouco explorado, mas que cada vez mais será o instrumento ideal para se preservar direitos do cidadão", afirmou João Roberto de Oliveira Lima, 15° Tabelião de Notas de São Paulo.


Segundo os autores livro surgiu "da teoria e da prática nesses quase dez anos de atividade da ata notarial alinhado às dificuldades das pessoas para encontrarem tabeliães dispostos a realizar tal ato".


"Pensamos em fazer um livro voltado à classe notarial - principalmente para difundir a prática da ata -, e voltado também à classe advocatícia e da magistratura para o aprofundamento da utilização do instrumento público como meio probatório e de sua eficácia", diz Felipe Leonardo Rodrigues. "É também uma fotografia jurisprudencial até o ano de 2009 e conta com muitas minutas de casos que são os mais freqüentes e relevantes", completou Paulo Roberto Gaiger Ferreira.


O livro aborda temas intrínsecos e extrínsecos da ata, entre eles: a atividade notarial e suas funções assessoras; os princípios notariais que norteiam a atividade tabelioa; o aspecto histórico; o conceito; a distinção entre ata e escritura; a classificação. Apresenta ainda o objeto e princípios técnicos da ata, sua estrutura e requisitos, atas em espécie, limites, jurisprudência e exposição de casos reais.


"Para fechar, o livro trata também como tema correlato o documento notarial como meio de prova e os documentos e sua eficácia probatória", completou Felipe.


O tema "Ata Notarial" será foco de uma série de cursos que serão promovidos pelo Colégio Notarial do Brasil - seção São Paulo (CNB-SP), e que terá como palestrantes os dois autores da obra recém lançada.